Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Stromanthe porteana Gris LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-10-2011

Criterio:

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre emoito Estados do Nordeste e Sudeste e em algumas unidades de conservação (SNUC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Stromanthe porteana Gris;

Família: Marantaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Leite; Machado (2007) e Souza et al. (2009) confirmam a presença de subpopulações naturais da espécie no Parque Dois Irmãos, em Pernambuco.Leite; Machado (2007) realizaram estudo entre fevereiro de 2001 e fevereiro de 2003 em 15 indivíduos de cada espécie, marcados aleatoriamente em 15 subpopulações naturais.

Distribuição

A espécie ocorre na Mata Atlântica nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (Braga, 2011).

Ecologia

De acordo com Soares Jr. et al. (2008) a espécie é hemicriptófita. S. porteana é herbácea, com altura entre 1,0 m e 2,5 m (Leite; Machado, 2007). Os mesmo autores mencionam que o maior percentual de floração e frutificação para a espécie foi observado durante a estação chuvosa, sendo que a produção de botões e flores nos indivíduos foi contínua, porém em diferentes meses dos anos de estudo (2001-2003) foi registrada ausência de frutos em dispersão. Com os testes para verificação de autopolinização espontânea, Leite; Machado (2007) concluíram que não há produção de frutos, indicando que a espécie é alógama. Em S. porteana o estilete pode não ser liberado durante a primeira visita do polinizador, sendo necessárias repetidas visitas para desencadear o mecanismo de polinização. Entretanto, quando o estilete é liberado de sua posição inicial, todos os grãos de pólen são transferidos para o corpo do polinizador (a língua ou o bico) e a flor não é mais visitada (Leite; Machado, 2007). Os autores concluem que apesar da baixa produção de frutos, a presença de distintos polinizadores com diferentes comportamentos de forrageamento está mantendo a reprodução sexuada da espécie em seu ambiente natural.

Ameaças

1.1.1 Crop
Detalhes Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra Bonita - Grandes áreas de plantações de cacau. Parte da RPPN é cortada por uma estrada que dá acesso à parte mais alta da SBO, onde foi instalada uma torre de transmissão, o que determinou nesse local, a erradicação da vegetação original há mais de 30 anos (Amorim et al., 2009)

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Reserva Serra das Lontras - Em pontos mais íngremes é visível o recente aumento no grau de perturbação da floresta, devido à extração seletiva de madeira e queimadas (Amorim et al., 2009)

1.7 Fire
Detalhes Reserva Serra das Lontras - Em pontos mais íngremes é visível o recente aumento no grau de perturbação da floresta, devido à extração seletiva de madeira e queimadas (Amorim et al., 2009)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: ​"Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

4.4 Protected areas
Observações: Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra Bonita (ca 7.500 ha município de Camacan). O grau de conservação da vegetação é muito variado. Reserva Serra da Pedra Lascada (ca. 300 ha município de Barro Preto). A floresta exibe áreas bem preservadas.Parque Estadual Dois Irmãos, um remanescente de Floresta Atlântica com 388,67 ha (Leite; Machado, 2007).Estação Ecológica de Caetés - ESEC (Soares et al., 2008)

5.7 Ex situ conservation actions
Observações: Santos et al. (2010) citam a presença da espécie do Jardim Botânico de Recife, com alto valor de densidade absoluta (10.000 ind/ha)

Referências

- BRAGA, J. M. A.STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. S., ET AL. Marantaceae. 2009. 516 p.

- LEITE, A. V.; MACHADO, I. C. Fenologia Reprodutiva, Biologia Floral e Polinizadores de Duas Espécies Simpátricas de Marantaceae em um Fragmento de Floresta Atlântica, Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Botânica, v. 30, n. 2, p. 221-231, 2007.

- SOARES JR., R. C.; ALMEIDA, JR., E. B., PESSOA, L. M. ET AL. Flora do Estrato Herbáceo em um Fragmento Urbano de Floresta Atlântica ? PE. Revista de Geografia, v. 25, n. 1, 2008.

- AMORIM, A. M.; GOMES JARDIM, J.; LOPES, M. M. ET AL. Angiospermas em remanescentes de floresta montana no sul da Bahia, Brasil. Biota Neotropica, v. 9, n. 3, p. 313-348, 2009.

- SOUZA, A. C. R.; ALMEIDA JR., E. B. A.; ZICKEL, C. S. Riqueza de Espécies de Sub-bosque em um Fragmento Florestal Urbano, Pernambuco, Brasil. Biotemas, v. 22, n. 3, p. 57-66, 2009.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C.N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, IPEMA, Vitória, ES, 2007.

Como citar

CNCFlora. Stromanthe porteana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Stromanthe porteana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/10/2011 - 15:29:38